Pra quem curte boas histórias macabras de assassinatos e mortes muito mais que misteriosas —ao contrário de mim que treme só de pensar na palavra "espíritos" e que está com muito medo de olhar para trás— ou simplesmente abóboras luminosas e muito doce, o Hollween, ou Dia das bruxas, originalmente é uma festa em honra de Todos os Santos, comemorada nos dia 31 de outubro, e nos Estados Unidos, esta data tem mais importância do que o Natal.
De origem Celta, antes da era cristã, eles acreditavam que em 31 de outubro os espíritos de todos aqueles que morreram naquele ano, voltariam para possuir o corpo dos vivos. Os homens resolveram prestar uma homenagem a um deus chamado Diabo. Então, pensaram em fazer uma festa num determinado dia do ano. Uma festa que em tudo se identificasse com o homenageado: a indumentária, o ambiente, os participantes, as alegorias.
O costume de se fantasiar também surgiu com os celtas, que na época vestiam-se para a festa usando a cabeça e a pele de animais abatidos antes do início do inverno. Atualmente, a fauna monstruosa se modificou bastante, principalmente pela influência das produções de Hollywood. Vampiros, múmias, lobisomens e outros personagens do cinema são presenças garantidas em qualquer Halloween.
Hoje em dia, o Halloween tem pouco a ver com suas reais origens, restando apenas um vínculo: a alusão aos mortos, porém, completamente distinto do que tinha no princípio. Antigamente, o dia das bruxas tinha mais a ver com questões religiosas, especificamente, a igreja católica e o Satanismo.
Assim que o sol começa a se por, as crianças menores já começam a sair nas ruas fantasiadas. Se você deixar a luz da sua casa acesa, significa que você tem doces. Eles realmente falam "Treets or tricks", mas hoje não existe nenhuma maldade do tipo zoar tua casa. Se a luz esta acesa, eles podem tocar a campainha porque isso quer dizer que tem doces.
Mas de onde é que saiu essa história toda de se fantasiar, abóboras, doces ou travessuras e bruxas?
Bruxas: são as principais simbologias dessa festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário